Foto da família

O Pequeno Príncipe Baiano: Conheça a História de Fernando Scárdua.

De origem germânica, o nome Fernando vem da união das palavras fridu, que significa “paz”, e nanthjan, que significa “ousar”, que tem o sentido de “ousado para atingir a paz”. Todas essas características fazem ao jus a Fernando Scárdua, que com apenas cinco anos de idade já conseguiu provar que não veio ao mundo por acaso.

Nando, como é mais conhecido, é aluno de uma escolinha particular que fica localizada no bairro da Pituba. Uma de suas características mais marcantes é a capacidade de fazer amizades com facilidade. Sempre sorridente e falante, consegue facilmente interagir com todos à sua volta. Essa hipersociabilidade, inclusive, é um dos aspectos positivos da Síndrome de Williams, que, em linhas gerais, é uma rara desordem genética.

A cardiopatia acabou sendo um dos sintomas dessa doença multisistêmica que acometeu Nando e que contribuiu para a descoberta do seu diagnóstico aos nove meses. Para que o seu desenvolvimento não fique comprometido, o pequeno possui acompanhamento psicológico e também conta com o apoio da musicoterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, além da cardiologista pediátrica da PetitCor, Dra. Carla Pedrosa.

Entre as suas paixões estão uma boa sopa de verduras e a capoeira, que pratica há seis meses. Mas, o que ele ama de fato é ouvir música. A música clássica, em especial, chamou sua atenção, e acabou atraindo-o para curtir apresentações da OSBA e, mais recentemente, do NEOJIBA, no Teatro Vila Velha.

Nando é filho único de Fernanda e Lucas Scárdua, que estão sempre presentes em sua vida. Fernanda possui contato com uma loja de produtos em Recife, voltada para crianças portadoras de deficiência e que visa trabalhar as mais diversas necessidades de cada uma delas.

Já Lucas foi o primeiro pai baiano que conseguiu obter um formulário que permite realizar viagens gratuitamente. Desse modo, todos os portadores de deficiência física ou mental têm o direito a viajar gratuitamente. Além disso, cada acompanhante paga no máximo 20% do valor de uma passagem, incluindo viagens internacionais. Esse feito é reflexo de que tudo o que se faz com e por amor, torna-se possível de ser realizado. Por isso, “onde quer que você vá, vá com o coração”, já dizia o pensador e filósofo chinês Confúcio.





#PetitCor Instagram