Capa do livro

Volta às aulas

A volta às aulas é um período conturbado e que pode gerar ansiedade nas crianças e adolescentes, já que eles vem de um período de quase dois meses onde não há tantas regras, seja com a alimentação, com horário de dormir e acordar e até mesmo com o tempo gasto com o lazer.

Para facilitar o processo de readaptação recomenda-se à volta a rotina 1 semana antes do inicio das aulas.

  • Comece a acorda a criança 30 minutos mais cedo a cada dia para que no 1° dia de aula o menor já esteja habituado novamente ao horário da escola. Além disso, é importante estar atento à hora de dormir para que as horas necessárias de sono sejam respeitadas facilitando um bom rendimento na escola.
  • Preparo do material escolar junto com os pais faz com que as crianças se sinta comprometida. Lembre-se: quanto mais envolvida a criança estiver no processo mais facilmente a readaptação acontecerá.
  • Encontro com os colegas de escola que não se encontraram nas férias pode ajudar.
  • Diminuir o tempo de TV, computador e outros eletrônicos é igualmente importante.
  • A volta a alimentação saudável e respeitando o horário deve ser realizada de maneira sutil com substituições pequenas e graduais de pratos e sobremesas por versões mais saudáveis.

Além de retornar a rotina de sono, alimentação e lazer dos pequenos aos poucos é necessário estar atento também a saúde dos mesmos.

  • Atualize o cartão vacinal da criança e do adolescente
  • Cuidado com excesso de peso da mochila (não deve ultrapassar 10% do peso do estudante), para isso é interessante que ela seja arrumada diariamente para levar apenas o necessário.
  • Consulta de rotina com o oftalmologista deve ser realizada de rotina (pelo menos 1x/ano)
  • É importante saber da acuidade auditiva dos estudantes e providenciar exame se houver dúvida ou se aparecer alguma dificuldade sugestiva.
  • Atenção ao aumento do numero de casos de doenças de transmissão interpessoal destacando os vírus e parasitoses
  • Ficar atento as medidas de segurança no transporte como uso de cinto de segurança e cadeiras apropriadas para a idade.

 

Autor: Dra. Rayana Pastor Murta - Pediatra CRM: 23.601 RQE:16127





Veja também


Capa do livro

Passou da época ideal para realizar o ecocardiograma fetal, e agora?

Mesmo fora do período ideal, 24 a 28 semanas de gestação, o ecocardiograma fetal PODE ser realizado. Quanto mais tarde ele for realizado, mas difícil é a tarefa de avaliá-lo de forma adequada por: 🤰Presença de sombra (o coração fica […]

Quero saber mais
Capa do livro

Gestantes , sabe qual exame vocês não devem deixar de realizar?

💞O ECOCARDIOGRAMA FETAL. ➡️ E porque? Por que: 🤰As doenças cardíacas congênitas acometem 1 a cada 100 bebês que nascem, sendo a malformação de nascença MAIS comum. 🤰90% dessas doenças acontecem em fetos de gestantes SEM nenhum fator de risco. […]

Quero saber mais

#PetitCor Instagram