Capa do livro

Você sabe o que é uma Cardiopatia Congênita?

Cardiopatia congênita é um termo geral para definir qualquer malformação no coração, ou seja, qualquer alteração cardíaca ocorrida durante a formação do coração fetal. Este grupo de doenças é atendido pelo pelo Cardiologista Pediátrico.
O termo cardiopatia congênita NÃO exprime obrigatoriamente algo grave e muitas alterações podem evoluir com resolução espontânea durante a infância ou são corrigidas totalmente via cirúrgica ou hemodinâmica.
Entretanto, apesar de a sua incidência ser relativamente baixa (aproximadamente um a cada mil nascidos vivos), crianças portadoras de cardiopatia congênita devem ser prontamente avaliadas para se determinar a gravidade e encaminhamento precoce para tratamento quando necessário.
Com o desenvolvimento da ecocardiografia fetal, é possível diagnosticar a maior parte das cardiopatias antes do nascimento, sendo possível planejar o parto e intervenções precoces, aumentando a sobrevida e melhorando qualidade de vida pós-natal.

Autor: Dra. Elane Costa - Cardiologista Pediátrica CRM: 12654 RQE: 16629





Veja também


Capa do livro

Passou da época ideal para realizar o ecocardiograma fetal, e agora?

Mesmo fora do período ideal, 24 a 28 semanas de gestação, o ecocardiograma fetal PODE ser realizado. Quanto mais tarde ele for realizado, mas difícil é a tarefa de avaliá-lo de forma adequada por: 🤰Presença de sombra (o coração fica […]

Quero saber mais
Capa do livro

Gestantes , sabe qual exame vocês não devem deixar de realizar?

💞O ECOCARDIOGRAMA FETAL. ➡️ E porque? Por que: 🤰As doenças cardíacas congênitas acometem 1 a cada 100 bebês que nascem, sendo a malformação de nascença MAIS comum. 🤰90% dessas doenças acontecem em fetos de gestantes SEM nenhum fator de risco. […]

Quero saber mais

#PetitCor Instagram