Você conhece os testes de Triagem Neonatal?
TRIAGEM SIGNIFICA SEPARAÇÃO. A POPULAÇÃO SE ASSUSTA COM OS TESTES DE TRIAGEM, MAS NA VERDADE, ELES SERVEM PARA DETECTAR POSSÍVEIS ALTERAÇÕES (QUE SERÃO CONFIRMADAS COM OUTROS EXAMES) AINDA NO PERÍODO NEONATAL, ANTES DOS SURGIMENTO DOS SINTOMAS. DESTA FORMA, OS TESTES DE TRIAGEM NEONATAL POSSIBILITAM A IDENTIFICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO PRECOCES DE ALGUMAS DOENÇAS, PERMITINDO MELHORES CHANCES DE TRATAMENTO.
O Ministério da Saúde tem um Programa Nacional de Triagem Neonatal.
Todo bebê nascido no Brasil, tem direito a realizar gratuitamente os seguintes testes:
• Teste do Pezinho
• Teste do Olhinho
• Teste da Orelhinha
• Teste do Coraçãozinho
• Teste da Linguinha
TESTE DO PEZINHO: o teste do pezinho (básico) pode diagnosticar seis doenças- fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Os laboratórios privados podem realizar outros testes mais ampliados.
Para realizar o teste do pezinho, a família deve levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde entre o 3° e o 5° dia de vida. É fundamental ter atenção a esse prazo.
TESTE DO OLHINHO: trata-se de um teste simples, rápido e indolor, que consiste na identificação do reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. Pode detectar alterações que causem obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento em tempo oportuno e o desenvolvimento normal da visão.
O exame deve ser realizado nas maternidades públicas até a alta do recém-nascido.
TESTE DA ORELHINHA: a triagem neonatal auditiva ou o teste da orelhinha deve ser realizada ainda na maternidade e identifica problemas auditivos no recém-nascido. Crianças nascidas fora do ambiente hospitalar devem fazê-lo antes de completarem 3 meses de vida.
É realizado com o bebê dormindo, em sono natural. É indolor, não tem contraindicações e dura em torno de 10 minutos.
TESTE DO CORAÇÃOZINHO: deve ser realizado em todo bebê com idade gestacional maior que 34 semanas, entre 24h a 48h após o nascimento. O teste é simples, gratuito e indolor. Consiste na medida não invasiva da saturação de oxigênio através de um aparelho chamado oxímetro que é colocado no membro superior direito e um dos membros inferiores. Quando alterado, o bebê deve realizar um ecocardiograma antes da alta hospitalar para investigação de cardiopatia congênita.
TESTE DA LINGUINHA: consiste em um exame que permite detectar precocemente as limitações nos movimentos da língua que estão implicados no exercício de funções importantes como: sugar, engolir, mastigar e falar.
É de fundamental importância que o bebê realize os testes. O diagnóstico precoce de possíveis alterações implica em maiores possibilidades terapêuticas e melhores condições de vida.
Autor: Dra. Elane Costa - Cardiologista Pediátrica CRM: 12654 RQE: 16629