Capa do livro

Síndrome Alcoólica Fetal: tolerância zero para álcool na gestação.

Se engravidar, não beba. Não beba se quiser engravidar. As recomendações têm uma razão de ser: o álcool em gestantes pode provocar a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), alteração que atinge o feto de mães que ingeriram bebidas alcoólicas durante a gestação.

A doença é grave, mas totalmente evitável.

A médica livre docente em Pediatria Neonatal, Conceição Aparecida de Mattos Segre, da Sociedade de Pediatria de São Paulo, explica que a SAF atinge todos os órgãos do feto, principalmente o sistema nervoso central, que sofre com vários defeitos.

Há casos de má-formação, principalmente facial, além de alterações cardíacas e nos rins, por exemplo. Isso sem dizer dos prejuízos na cognição do bebê. “Não se conhece nenhuma quantidade segura de álcool que não provoque essas alterações no feto. O risco é muito grande, de 5 a 10% de crianças podem ser afetadas. Isso é muita gente”, afirma.

E mais: a especialista reforça que durante a lactação, a tolerância ao álcool também deve ser zero, já que em pouco tempo o álcool atinge o leite materno, trazendo prejuízos ao crescimento do bebê.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Autor: Dra. isabela Franco - Pediatra CRM: 21.695 RQE: 13259





Veja também


Capa do livro

Passou da época ideal para realizar o ecocardiograma fetal, e agora?

Mesmo fora do período ideal, 24 a 28 semanas de gestação, o ecocardiograma fetal PODE ser realizado. Quanto mais tarde ele for realizado, mas difícil é a tarefa de avaliá-lo de forma adequada por: 🤰Presença de sombra (o coração fica […]

Quero saber mais
Capa do livro

Gestantes , sabe qual exame vocês não devem deixar de realizar?

💞O ECOCARDIOGRAMA FETAL. ➡️ E porque? Por que: 🤰As doenças cardíacas congênitas acometem 1 a cada 100 bebês que nascem, sendo a malformação de nascença MAIS comum. 🤰90% dessas doenças acontecem em fetos de gestantes SEM nenhum fator de risco. […]

Quero saber mais

#PetitCor Instagram