Repelentes: Aplicação correta, evita alergias!
Em qualquer época do ano, os mosquitos trazem muito desconforto tanto para as mamães quanto para os bebês, são os companheiros indesejáveis .Como os pequenos são mais vulneráveis, repelentes podem ser utilizados, mas atente-se à forma correta:
– Ainda não há repelentes indicados para crianças menores de seis meses, pela recomendação da Sociedade Brasileira de pediatria;
– Para Crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos recomenda-se o uso repelente com princípio ativo de icardina em gel (Exposis) e IR 3535 (loção anti mosquito da Johnson);
– Para crianças maiores de 2 anos, os repelentes que contêm DEET são os mais utilizados.
É importante sempre seguir a recomendação sobre tempo de ação dos fabricantes para a reaplicação dos produtos. Nenhum repelente tópico deverá ser utilizado durante o sono! Alguns repelentes e inseticidas, apesar de serem fabricados a base de produtos naturais como a citronela, podem causar irritação na pele. A Anvisa, organização que cuida da regulamentação dos produtos no Brasil, recomenda: a partir dos 2 anos, com a concentração do repelente até 10% e reaplicação de 3 vezes no máximo por dia.
DICA:
Vale salientar que, a proteção física, como telas em janelas e mosqueteiros, deve ser sempre estimulada. O uso de roupas claras inibe a aproximação dos mosquitos. Para diminuir a área de exposição do corpo, devem ser usadas camisetas de mangas longas e calças compridas.