Palivizumabe, o que é?
Muitos pensam que o palivizumabe é uma vacina. Mas não é.
O palivizumabe é uma imunoglobina – um anticorpo “pronto” que protege contra o vírus sincicial respiratório (VSR), O VSR pode apresentar maior gravidade em lactantes com situações especiais como cardiopatas, pneumopatas e prematuros.
Quem pode tomar?
Segundo a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), recém nascido pré-termo com menos de 29 semanas de idade gestacional no primeiro ano de vida; recém nascido entre 29 e 32 semanas , até o sexto mês; e portadores de doenças cardíacas e pulmonares nos dois primeiros anos de vida, independente da idade gestacional.
Como é feito?
São aplicadas doses mensais de 15 mg/kg de peso, por cinco meses, durante o período de maior circulação do vírus (depende da região do país).
Na região Nordeste, as aplicações são realizadas nos meses de fevereiro a junho.
O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza gratuitamente para prematuros até 28 semanas gestacionais, no primeiro ano de vida, e para bebês com displasia broncopulmonar ou cardiopatia com repercussão ou cianótica, independentemente de idade gestacional ao nascer, até o segundo ano de vida.
Desde 2018, a ANS incluiu a aplicação de palivizumabe entre os procedimentos que devem ser fornecidos ou reembolsados pelos planos de saúde, nas mesmas situações citadas acima.
Autor: Dra. Elane Costa CRM:12654 RQE: 16629.