Capa do livro

O que é o teste do Coraçãozinho?

O Teste do Coraçãozinho consiste em um exame de triagem neonatal que visa o diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas graves, ou seja, aquelas onde há risco de vida imediato e que precisam de intervenção cirúrgica precocemente. É realizado no período neonatal, após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar, através de um aparelho chamado oxímetro de pulso, o qual avalia o nível de saturação de oxigênio.
É um exame indolor, não-invasivo, de baixo custo, que exige apenas a presença do equipamento (oxímetro de pulso) e profissional de enfermagem capacitado para fazê-lo.
O oxímetro deve ser colocado primeiramente na mão direita e posteriormente em um dos pés do bebê, para verificação de níveis de oxigênio. Havendo saturação (nível de oxigênio) abaixo de 95% ou uma diferença maior ou igual a 3% entre o membro superior e inferior, a criança não deve ter alta da maternidade antes de realizar ecocardiograma para descartar a possibilidade de cardiopatia congênita grave.
Vale salientar que o teste do coraçãozinho é uma ferramenta para diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas graves. O teste não detecta cardiopatias congênitas nas quais o nível de saturação de oxigênio é normal.
No Brasil, conforme portaria do Ministério da Saúde, de 10 de junho de 2014, o Teste do Coraçãozinho faz parte da Triagem Neonatal do Sistema Único de Saúde.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=W10FLu62qF0

Autor: Dra. Elane Costa - Cardiologista Pediátrica CRM: 12654 RQE: 16629





Veja também


Capa do livro

Passou da época ideal para realizar o ecocardiograma fetal, e agora?

Mesmo fora do período ideal, 24 a 28 semanas de gestação, o ecocardiograma fetal PODE ser realizado. Quanto mais tarde ele for realizado, mas difícil é a tarefa de avaliá-lo de forma adequada por: 🤰Presença de sombra (o coração fica […]

Quero saber mais
Capa do livro

Gestantes , sabe qual exame vocês não devem deixar de realizar?

💞O ECOCARDIOGRAMA FETAL. ➡️ E porque? Por que: 🤰As doenças cardíacas congênitas acometem 1 a cada 100 bebês que nascem, sendo a malformação de nascença MAIS comum. 🤰90% dessas doenças acontecem em fetos de gestantes SEM nenhum fator de risco. […]

Quero saber mais

#PetitCor Instagram