O que é Canal Arterial?
O canal arterial é uma estrutura vascular presente na vida intrauterina, que comunica a aorta com a artéria pulmonar.
No período fetal, sua presença é imprescindível, pois comunica a circulação sistêmica e pulmonar, tornando-se essencial para o funcionamento da circulação fetal.
Entretanto, após o nascimento, o canal arterial deixa de ter importância absoluta, e com o aumento dos níveis circulantes de oxigênio, inicia seu processo de fechamento.
Nos recém-nascidos a termo, o fechamento funcional se inicia em torno da 6ª hora de vida e o fechamento anatômico ocorre por volta da segunda-terceira semana. Quando o canal permanece aberto após o primeiro mês de vida, denomina-se de canal arterial persistente. o diagnóstico é realizado pelo ecocardiograma que avalia o tamanho e a repercussão do defeito.
O canal arterial persistente, a depender do seu calibre, pode acarretar quadro de desconforto respiratório e ganho ponderal inadequado, estando indicado seu fechamento cirúrgico ou por via percutânea.
Nos recém-nascidos prematuros, o canal arterial assume importância de grande magnitude. Muitas vezes são necessárias medidas farmacológicas e/ou cirúrgicas para fechamento do canal ainda no período neonatal.
Ás vezes, algumas cardiopatias congênitas trazem em seu cenário o canal arterial, sendo necessário a patência deste para manutenção da circulação sistêmica ou pulmonar. Quando há essa suspeita, o canal é mantido com uso de medicações até a confirmação através do ecocardiograma e realização de procedimento cirúrgico.