Capa do livro

A Hora do Desfralde

Tirar a fralda de uma criança é um marco no seu crescimento e desenvolvimento. Esse processo exige tempo e paciência por parte dos pais.

Os pais não devem fazer comparações entre crianças, pois cada um tem seu tempo de maturidade que deve ser respeitado. O momento do desfralde requer atenção individualizada e intimidade, por isso deve ser uma responsabilidade da família, e não da escola.  Entretanto, a escola pode sim ser uma parceira neste aprendizado.

É importante estar atento à alimentação e à constipação intestinal (fezes endurecidas, retenção fecal, dor ou dificuldade para evacuar), pois esta pode dificultar o desfralde.

O controle dos esfíncteres (estruturas que controlam a abertura e o fechamento da uretra e do ânus) obedece a seguinte sequência: controle fecal noturno, controle fecal diurno, controle miccional diurno e, por fim, controle miccional noturno. Por volta dos 2 anos de idade, a maioria das crianças está apta para iniciar o treinamento esfincteriano. Inicialmente, elas avisam que já fizeram e mostram incômodo com a fralda suja, e em uma etapa seguinte, pedem para fazer. Aos 3 anos 80% das crianças já adquiriram o controle esfincteriano diurno. Nessa fase, o intervalo entre o aviso e a micção ainda é curto e escapes urinários são normais de 3 a 6 meses após o desfralde.  Nunca recrimine a criança quando um xixi escapar ou se encontrá-la escondida fazendo cocô, o que pode acontecer. Converse com ela, diga que desta vez não deu, mas que você vai ajudá-la a conseguir na próxima. Explique que ela esta crescendo, e que não precisa mais usar fraldas. Elogios e o apoio da família são muito importantes e fazem a diferença.

É recomendado usar acessórios como pinico ou redutor de assento. No caso do assento para o vaso, é preciso também ter um banquinho para a criança apoiar os pés, para que fique com as pernas em 90 graus.

A escola é uma importante aliada no processo de desfralde. Estar entre iguais e acompanhar o processo dos colegas é construtivo para as crianças. É bem-vindo também que os educadores incentivem o início da retirada da fralda ao perceberem que a criança demonstra estar preparada para ser desfraldada, conversando com os pais a respeito.

O controle urinário noturno ocorre mais tardiamente, geralmente de 6 a 12 meses após o diurno. Seguir uma rotina pode ajudar. Antes da criança ir para a cama, evitar dar-lhe líquidos e lembre-se de levá-lo ao banheiro para que faça xixi à noite e também pela manhã.

Enurese noturna é a perda involuntária de urina durante o sono em crianças com mais de 5 anos de idade. Além desta faixa etária a avaliação deve ser individualizada e os pais devem procurar auxílio do pediatra ou de um nefrologista pediátrico.

 

Autor: Dra. Hellen Castro – Pediatra CRM-BA 30.542 RQE Nº 14379





Veja também


Capa do livro

Passou da época ideal para realizar o ecocardiograma fetal, e agora?

Mesmo fora do período ideal, 24 a 28 semanas de gestação, o ecocardiograma fetal PODE ser realizado. Quanto mais tarde ele for realizado, mas difícil é a tarefa de avaliá-lo de forma adequada por: 🤰Presença de sombra (o coração fica […]

Quero saber mais
Capa do livro

Gestantes , sabe qual exame vocês não devem deixar de realizar?

💞O ECOCARDIOGRAMA FETAL. ➡️ E porque? Por que: 🤰As doenças cardíacas congênitas acometem 1 a cada 100 bebês que nascem, sendo a malformação de nascença MAIS comum. 🤰90% dessas doenças acontecem em fetos de gestantes SEM nenhum fator de risco. […]

Quero saber mais

#PetitCor Instagram