Holter de 24 horas: o que é esse exame e para que ele serve?
Para a realização desse exame é utilizado um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia ou mais e pode, assim, detectar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado, como num eletrocardiograma simples.
O Holter funciona como um “espião do coração” pois o ritmo é avaliado por um período mais prorrogado.
Várias doenças podem ser diagnosticadas pelo Holter, mas é mais indicado para distúrbios do ritmo os quais são, caracterizados por alterações nos batimentos cardíacos.
Esse exame é recomendado geralmente para pacientes que se queixam de sintomas relacionados a possíveis alterações do ritmo cardíaco tais como, tonturas, palpitação e falta de ar. Também é útil para identificar as repercussões de patologias cardíacas que cursam com isquemia miocárdicas.
Para a realização desse exame não é necessário nenhum preparo específico, mas como o paciente ficará um dia inteiro com o dispositivo, é recomendável tomar um banho pouco antes de colocá-lo, evitando colocar cremes, hidratantes e loções na região do tórax para que se possa fixar os eletrodos na pele.