Diferenças entre ECG e Ecocardiograma Pediátrico.
Você sabe para que serve o ECG? E o Ecocardiograma?
O ECG (eletrocardiograma) é um exame que registra a atividade elétrica do coração, enquanto que o ecocardiograma avalia a estrutura e o funcionamento do coração através de imagens ultrassonográficas. Ambos são exame indolores e que não causam mal algum.
Para realização do ECG são colocados eletrodos em pontos específicos do tórax com a finalidade de registrar a atividade elétrica do músculo cardíaco.
Portanto, é um exame que analisa o ritmo cardíaco, incluindo frequência cardíaca (número de batimentos por minuto), permitindo avaliar taquicardia ou bradicardia; tipo de ritmo; condução do estímulo elétrico entre átrios e ventrículos (avalia presença de bloqueios atrioventriculares), presença de lesões isquêmicas, além de fornecer dados sobre a sobrecarga das cavidades cardíacas.
O ecocardiograma transtorácico é um exame realizado pelo médico que, através de um transdutor sobre o tórax, visualiza imagens estáticas e em movimento do coração, incluindo cavidades, vasos e valvas, sendo possível realizar medidas do tamanho das estruturas cardíacas, e avaliar a contratilidade (função) do coração.
Através do método Doppler e Doppler color, é possível identificar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo dentro das cavidades cardíacas, avaliando se há estreitamento ou dilatação das valvas ou vasos relacionados.
O ecocardiograma também pode ser realizado na gestação (ecocardiograma fetal) permitindo avaliação do coração fetal e diagnóstico precoce de eventuais cardiopatias.