Dicas para o Verão!
Chegou o verão!!
Época de férias escolares, muito sol e calor, momento ideal para reunir a família, no clube, num resort ou no aconchego da própria casa.
Com os filhos mais presentes na rotina do lar, muita bagunça e alegria!
Por conta disso, alguns cuidados devem ser redobrados para evitar que o clima de festa não se transforme em problemas que arruinarão as férias dos seus pequenos.
1.Bebês de até 6 meses não podem usar protetor solar. Como a pele deles é mais fina, sensível e permeável, estão mais sujeitos a intoxicações provocadas pelas substâncias químicas.
2.O sol é essencial para a síntese de vitamina D, nutriente responsável pela absorção e fixação de cálcio e que dá força para o sistema imunológico. No primeiro semestre de vida, dez minutos diários de exposição antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas é suficiente.
3.Banho de sol: pode ser 10 minutos 3x/semana e ir aumentando gradativamente.
4.O bebê deve usar roupas claras e de tecido bem leve, como algodão e bem larguinhas para facilitar a circulação do ar, além de um chapéu com as mesmas características. As peças feitas com fios que protegem a pele contra os raios UV são muito bem-vindas.
5.Depois dos 6 meses, o ideal é lançar mão de protetores específicos para a pele da criançada e que seja físicos, ou seja, que formem uma barreira capaz de refletir os raios UVA e UVB.
6.Os protetores devem ser aplicada sobre o corpo meia hora antes de expor ele ao sol. A aplicação deve ser feita sem roupa para que nenhuma área fique desprotegida. Não se esqueça das orelhas, do pescoço e do dorso das mãos.
7.O processo deve ser repetido a cada duas horas, em média. Mas, se a criança ficar muito tempo na agua ou suar demais, a frequência deve ser maior. Mesmo com essa proteção os horários de pico do sol devem ser evitados.
8.O céu encoberto não é sinal de que o protetor pode ser deixado de lado, pois a maior parte da radiação consegue travessar as nuvens e provocar danos na pele. E pior: nesses dias, os raios infravermelhos, responsáveis por aquela sensação de calor, não chegam até nós, o que nos faz perder a noção do tempo de exposição.
9.O guarda-sol não deve ser encarado como uma proteção eficiente, pois, apesar de bloquear parte dos raios que vêm de cima, o reflexo do sol na areia ou no piso da piscina também atinge a pela.
10.NÃO ESQUECER DE HIDRATAR BASTANTE A CRIANÇA !!!!