Como usar as máscaras caseiras na luta contra o COVID 19?
Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a máscara caseira pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus, protegendo a pessoa que usa e outras ao seu redor. É um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção, mas para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples.
1-Na confecção, use tecidos como algodão, tricoline ou TNT. É importante que a máscara tenha duas camadas de tecido (dupla-face).
2- Importante ter mais de uma máscara, pois elas acumulam gotículas e precisam ser trocadas a cada 2 horas de uso ou antes se estiver molhada. Portanto leve com você em um saco plástico ou de papel uma máscara limpa reserva, e outro saco para armazenar a máscara já usada, até ela ser lavada;
3- A máscara deve ser feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais, cobrindo totalmente a área desde embaixo do queixo, toda a boca, até a parte de cima do nariz.
4- Pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 30 minutos. Deve ser higienizada em recipiente separado de preferência pelo mesmo individuo que a usou.
5- Coloque e retire através do elástico, e com as mãos limpas (álcool 70% ou lavar com água e sabão por pelo menos 20 segundos); não toque na frente da máscara após colocá-la e se precisar ajustar, o faça pelas alças laterais. Sempre higienizar as mãos depois.
6- A máscara deve ser usada sempre que for sair de casa e durante todo o tempo que estiver na rua.
7- E LEMBRE-SE: NUNCA COMPARTILHAR! A MÁSCARA É INDIVIDUAL!
Autor: Dra. Elane Costa - Cardiologista Pediátrica CRM: 12654 RQE: 16629