Capa do livro

A PetitCor faz 1

Nesse mês de setembro comemoramos nosso primeiro aniversário e vamos contar a vocês um pouco da nossa história:

Talvez a palavra que melhor nos define seja “cuidar”.
Foi pensando no cuidado à criança portadora de cardiopatia e na sua assistência desde o período fetal, que, em atenção ao pensamento da integralidade, nasceu, em agosto de 2010, a nossa clínica.
Inicialmente situada no Centro Médico Garibaldi, nosso primeiro espaço dispunha de recepção com uma brinquedoteca, uma sala de consultório, sala de eletrocardiograma, ecocardiograma, fraldário e área interna administrativa. Um espaço acolhedor, projetado especialmente para o pequeno paciente.
Logo nos primeiros anos, surgiu a necessidade de agregar outros colegas. Assim, ampliamos nossos serviços para a Pediatria Geral, atendendo ao princípio da integralidade, como praticado desde o início.
E em um período seguinte, adquirimos um aparelho de Holter para avaliação mais acurada dos distúrbios do ritmo e outro aparelho de ecocardiograma, o que nos propiciou atender à demanda crescente de pacientes.
Dentro do contexto acadêmico que nos encontramos, implantamos em 2015, o programa de cursos, tendo como público-alvo pediatras e cujo objetivo era trocar experiência, difundir conhecimentos e crescer mutuamente. Assim, já tivemos, no período, dois cursos de Cardiologia Pediátrica para o Pediatra e um Curso de Eletrocardiograma para o Pediatra.
Como a necessidade de crescer faz parte do desenvolvimento, crescemos.
Precisávamos de um espaço físico maior, onde pudéssemos acolher ainda mais nossos pacientes. Um ambiente onde fosse possível atender a demanda que crescia continuamente de forma ainda mais confortável.
Assim, continuamos trilhando o nosso caminho. Pensamos em um novo nome e nasceu a PetitCor. Um nome que faz alusão àquele que é o núcleo do nosso objetivo: o pequeno coração.
Em 27 de setembro de 2017, inauguramos a nossa PetitCor- Clínica de Cardiologia Pediátrica, em um espaço físico maior, mais acolhedor, e de alma ainda mais bela. Ampliamos nossos serviços e hoje dobramos nossa capacidade de atendimento às crianças (entendendo esta maravilhosa fase como desde a vida fetal), adultos portadores de cardiopatia congênita e gestantes. Contamos com uma equipe de 16 médicos (sócios e colaboradores) entre Pediatras, Cardiologista Pediátrico e Fetal, Arritmologista Pediátrico e, em breve, ampliaremos nosso quadro para outras especialidades. Em relação aos métodos diagnósticos, dispomos de eletrocardiograma, Holter, ecocardiograma pediátrico e fetal.
Tivemos muita ajuda nesse caminho. Nunca, nunca estivemos sós! Deus, nossos pais, parentes, amigos, colegas, e nossos queridos pacientes!
E como a vida é uma estrada, continuamos a caminhar…






Veja também


Capa do livro

Passou da época ideal para realizar o ecocardiograma fetal, e agora?

Mesmo fora do período ideal, 24 a 28 semanas de gestação, o ecocardiograma fetal PODE ser realizado. Quanto mais tarde ele for realizado, mas difícil é a tarefa de avaliá-lo de forma adequada por: 🤰Presença de sombra (o coração fica […]

Quero saber mais
Capa do livro

Gestantes , sabe qual exame vocês não devem deixar de realizar?

💞O ECOCARDIOGRAMA FETAL. ➡️ E porque? Por que: 🤰As doenças cardíacas congênitas acometem 1 a cada 100 bebês que nascem, sendo a malformação de nascença MAIS comum. 🤰90% dessas doenças acontecem em fetos de gestantes SEM nenhum fator de risco. […]

Quero saber mais

#PetitCor Instagram