Capa do livro

Minha Primeira Papinha

A introdução dos primeiros alimentos na dieta do bebê é uma etapa marcante para toda a família.

As papinhas devem ser iniciadas aos 6 meses e são chamadas papinhas justamente porque não devem ser batidas no liquidificador e nem mesmo passadas na peneira.

A etapa inicial da introdução alimentar se dá pelas frutas que devem ser bem lavadas e amassadas apenas com o garfo. Primeiramente, as frutas devem ser introduzidas uma de cada vez, e em apenas um horário ao dia, a fim de descobrirmos alguma possível reação alérgica do bebê. Nos outros horários mantemos o aleitamento materno, preferencialmente. Com o passar dos dias o seu bebê vai ter experimentado diversas frutinhas e você pode sim misturar e brincar com o cardápio com duas ou mais frutas no mesmo momento. Uma estratégia bem divertida é cortarmos algumas frutas em pedaços grandes e deixarmos o bebê escolhê-las e levá-las a boca, de maneira que ele experimente a textura e sabor de forma um pouco mais independente.

Passamos então a chamada papinha salgada que, na verdade, não deve conter sal e sim verduras, cereais e proteínas. Nessa etapa, o alimento inicial introduzido deve ser a verdura, e da mesma maneira que aconteceu com as frutas, as verduras devem ser introduzidas uma de cada vez. Os outros alimentos vão sendo acrescentados gradativamente, e assim, fazemos a introdução do feijão, lentilha, ou grão de bico, e do músculo da carne ou do peito do frango. Um lembrete importante é uma colher de azeite extra virgem que deve ser acrescentado à papinha já no prato do bebê, ele á uma gordura de boa qualidade e ajuda tanto no sabor da papinha quanto no ganho de peso do seu bebê. A papinha salgada deve, preferencialmente, ser introduzida no horário do almoço, e posteriormente também no jantar. Uma dica bem legal é colocar o bebê, sentado à mesa, juntamente com toda a família nos horários das refeições. Isso estimula a aceitação dos alimentos pelo bebê, e favorece a união familiar.

 

 

Autor: Dra. Isadora Gama - Pediatra CRM: 23.271 RQE Nº 14552





Veja também


Capa do livro

Passou da época ideal para realizar o ecocardiograma fetal, e agora?

Mesmo fora do período ideal, 24 a 28 semanas de gestação, o ecocardiograma fetal PODE ser realizado. Quanto mais tarde ele for realizado, mas difícil é a tarefa de avaliá-lo de forma adequada por: 🤰Presença de sombra (o coração fica […]

Quero saber mais
Capa do livro

Gestantes , sabe qual exame vocês não devem deixar de realizar?

💞O ECOCARDIOGRAMA FETAL. ➡️ E porque? Por que: 🤰As doenças cardíacas congênitas acometem 1 a cada 100 bebês que nascem, sendo a malformação de nascença MAIS comum. 🤰90% dessas doenças acontecem em fetos de gestantes SEM nenhum fator de risco. […]

Quero saber mais

#PetitCor Instagram